É crescente o número de brasileiros que desejam ter uma melhor qualidade de vida e decidem morar no exterior.

E se você tem interesse em morar, ou até mesmo passar um tempo na Europa, saiba que é possível ter direito a atendimento à saúde, através da aquisição do Cartão Europeu de Saúde.

Mas o que é o Cartão Europeu de Saúde?

O Cartão Europeu de Saúde (em espanhol, “Tarjeta Sanitaria Europea” / em inglês, “European Health Insurance Card”) é um documento pessoal e intransferível que atesta o direito a receber as prestações de saúde necessárias, independentemente de estar no país estrangeiro por turismo, trabalho ou em virtude dos estudos.

Este documento é único e pode ser utilizado em todo o espaço da União Europeia, Espaço Económico Europeu e Suíça.

Onde pode ser utilizado o Cartão?

O Cartão pode ser utilizado nos seguintes países:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Estônia, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Eslováquia, Romênia, Suécia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Ao que o Cartão dá direito?

O cartão assegura o atendimento à saúde no setor público, ou seja, direito a médicos, farmácia, hospital e centro de saúde.

No entanto, se a pessoa estiver num país em que os cuidados de saúde não sejam gratuitos, o portador do cartão será reembolsado posteriormente, quando regressar ao seu país.

Deste modo, o cartão só poderá ser utilizado no setor público, ou seja, o cartão não terá validade em consultas com médicos privados ou clínicas privadas.

Onde solicito o Cartão?

O cartão pode ser solicitado através da Segurança Social ou no subsistema de saúde.

Também é possível solicitar o cartão pela internet, deste que tenha o número de identificação da segurança social (NISS), através do site da Segurança Social.

Qual documentação é necessária para obter o Cartão?

Apenas é necessário apresentar documento pessoal e o cartão de beneficiário da Segurança Social, se possuir.

Qual o prazo de entrega do Cartão?

Após realizar o pedido, o cartão será entregue em 07 dias úteis.

Qual é a validade do Cartão?

O Cartão Europeu de Saúde tem a validade de 03 anos.

Deste modo, se você tem interesse em viajar, seja de forma temporária ou permanente para a Europa, se torna interessante adquirir o Cartão Europeu de Saúde e ter assegurado o direito a saúde pública nos países europeus.

Fique Ligado!

Recebemos vários questionamentos de pessoas que desejam continuar residindo no exterior, depois de finalizado o período permitido de estada. As principais dúvidas, sempre estão relacionadas à sua aposentadoria e, como fazem para garantir o melhor benefício previdenciário e usufruir melhor dos acordos previdenciários internacionais.

Por isso, para lhe auxiliar, montamos o Guia Prático para Brasileiros que Residem no Exterior, que pode ser baixado gratuitamente preenchendo o formulário abaixo, para lhe auxiliar a encontrar alguns caminhos possíveis para o Brasileiro que reside fora do país conquistar a sua tão sonhada aposentadoria, bem como, trará algumas dicas sobre como ter um benefício mais vantajoso.

Mais notícias que podem lhe ser úteis…

Somos especializados em Direito Previdenciário

Tire suas dúvidas com a gente e garanta uma aposentadoria justa para você.

Servidor Público: Como funciona o Tempo Especial no RPPS?
Como gerar a Guia da Previdência Social (GPS) pela internet (Tutorial)

Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

Últimas publicações

Leia também