É crescente o número de brasileiros que decidem morar no exterior a cada dia, e com isso, várias dúvidas surgem, principalmente de como contribuir junto ao INSS, para então, poder alcançar a tão sonhada aposentadoria no futuro, mesmo residindo no exterior.
Deste modo, o questionamento mais comum que recebemos é: posso continuar pagando INSS, mesmo morando no exterior?
E a resposta é: SIM!
Também é importante destacar que, mesmo você estando vinculado ao Sistema Previdenciário no país estrangeiro é possível contribuir junto ao INSS. Assim, se o país em que você residir, possuir Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil, no futuro, é possível requerer duas aposentadorias, uma em cada país.
Interessante não é mesmo?
O brasileiro que residir no exterior, poderá contribuir junto ao INSS na qualidade de SEGURADO FACULTATIVO.
É importante ficar atento, pois vários brasileiros contribuem como Segurado Individual, sendo essa filiação vedada pelo INSS, conforme dispõe o art. 20, §3º, da IN 77/15.
Como realizar a inscrição do segurado facultativo?
A inscrição do Segurado Facultativo é feita, de forma on-line, pelo site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O que ocorre se eu deixar de pagar o INSS?
O segurado que cessa as suas contribuições junto ao INSS perde a qualidade de segurado e deixa de ter direito aos benefícios previdenciários no Brasil, como por exemplo, auxílio-doença e pensão por morte.
Inclusive, este período também não será contabilizado para atingir os requisitos de aposentadoria, exceto se mantiver contribuições para Sistema de Previdência em país que mantém Acordo Internacional de Previdência com o Brasil.
Dica para Brasileiros que residem no Exterior
Se você é brasileiro e reside no exterior e tem dúvidas de como recolher junto ao INSS, ou até mesmo, de como ficará a sua aposentadoria no futuro, sugiro que busque um especialista em Direito Previdenciário Internacional para lhe auxiliar nesta situação.
Inclusive, uma das opções para verificar o melhor caminho para alcançar a aposentadoria no futuro é realizar o Planejamento Previdenciário, assim, através de uma análise de todo o seu período contributivo, com a realização de simulações e projeções de recolhimento, você saberá qual caminho escolher, para então, alcançar uma aposentadoria vantajosa no futuro.
E para lhe auxiliar, disponibilizamos o Guia Prático da Aposentadoria para Brasileiros que residem no exterior, que pode ser baixado gratuitamente, clicando na imagem abaixo, para lhe auxiliar a encontrar alguns caminhos possíveis para o Brasileiro que reside fora do país, conquistar a sua tão sonhada aposentadoria, bem como, trará algumas dicas sobre como ter um benefício mais vantajoso.
Preencha seus dados para baixar o e-book gratuitamente.