Todo trabalhador deseja se aposentar e aproveitar a melhor idade, com maior estabilidade e segurança financeira, não é mesmo? Você está satisfeito com seu benefício previdenciário?
Por isso, para alcançar o valor do benefício previdenciário de forma vantajosa, é necessário ter muita cautela no momento de solicitar a sua aposentadoria, pois, muitas vezes, a pressa e a ansiedade fazem com que o benefício concedido não seja o mais vantajoso na sua situação.
Mas, a boa notícia é que se você for aposentado, é possível realizar a revisão do seu benefício e para te ajudar a compreender melhor como ocorre esta revisão, leia este artigo até o final.
O que é a Revisão da Aposentadoria?
A Revisão tem como objetivo possibilitar a reanálise da sua aposentadoria, a fim de verificar se houve alguma falha por parte do INSS e se você está recebendo corretamente o valor do seu benefício previdenciário.
Quem pode pedir a Revisão da Aposentadoria?
É possível solicitar a revisão dos seguintes benefícios previdenciários:
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria Especial;
- Aposentadoria por Invalidez;
- Pensão por Morte.
Quais são os erros mais frequentes na concessão da aposentadoria?
São inúmeros os erros que podem ser cometidos, porém os mais comuns são:
- Não reconhecimento de vínculo de trabalho para o tempo de contribuição;
- Não reconhecimento de período Especial;
- Não reconhecimento de tempo de contribuição no Serviço Público;
- Soma do tempo de contribuição realizada de forma equivocada;
- Cálculo do valor do benefício realizado de forma errônea.
Onde solicito a Revisão da aposentadoria?
A solicitação da Revisão da aposentadoria é feita através da plataforma do MEU INSS.
Contudo, orientamos a buscar uma especialista em Direito Previdenciário para analisar o seu processo administrativo de Aposentadoria e verificar se há possibilidade de realizar a revisão, visto que, tem situações que a solicitação da revisão pode diminuir o valor do seu benefício, por isso, é preciso ter muita cautela!
E se minha revisão for negada pelo INSS?
Se o INSS não conceder a revisão do seu benefício previdenciário, é possível ingressar judicialmente.
Qual é o prazo para pedir a revisão da aposentadoria?
O prazo para você revisar o seu benefício previdenciário é de 10 anos e, este prazo começa a contar a partir do primeiro dia do mês seguinte ao recebimento do primeiro salário de benefício.
Caso você tenha recebido seu primeiro benefício há mais de 10 anos, infelizmente não poderá mais buscar a revisão da aposentadoria.
Dica da Especialista!
Se você não está satisfeito com o valor do seu benefício previdenciário e, se possui dúvidas se o seu tempo de contribuição e os recolhimentos foram considerados para a aposentadoria, sugerimos que busque uma especialista em Direito Previdenciário. Assim, através da análise do seu Processo Administrativo e com simulações dos valores de aposentadoria é possível verificar se a Revisão é vantajosa na sua situação.
Inclusive, recentemente, o Supremo Tribunal Federal julgou de forma favorável a Revisão da Vida Toda. Se você deseja entender melhor como funciona a Revisão da Vida Toda, possuímos um artigo em nosso blog: “Como saber se tenho direito a Revisão da Vida Toda”