É frequente o número de servidores que atuam no serviço público e na iniciativa privada e, em virtude de serem dois regimes previdenciários distintos, possuem muitas dúvidas em relação à possibilidade de obter mais de uma aposentadoria no futuro. 

Por isso, se você é servidor público e deseja saber mais sobre a possibilidade de receber mais de uma aposentadoria, continue lendo este artigo.

Quem é Servidor Público?

O Servidor Público é o trabalhador empregado pela administração pública, seja na esfera federal, estadual ou municipal.

E, para que o Servidor Público tenha possibilidade de alcançar duas aposentadorias, é necessário que o seu cargo seja acumulável.

Quais cargos são acumuláveis no Serviço Público?

De acordo a Constituição Federal, existem três possibilidades de acumulação de cargos:

  1. Dois cargos de professor;
  2. Um cargo de professor com outro, técnico ou científico;
  3. Dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

Como é possível o Servidor Público receber mais de uma aposentadoria?

Se você é servidor público e possui mais de um vínculo empregatício, seja municipal, estadual ou federal ou, se atua na rede privada, saiba que é possível ter mais de uma aposentadoria no futuro.

Isso mesmo!

Contudo, é necessário atingir os requisitos necessários de aposentadoria, onde for solicitado o benefício.

Para melhor compreensão, vamos a um exemplo prático:

Maria é professora, servidora pública municipal e também atua em uma escola privada. Sendo assim, quando Maria atingir os requisitos de aposentadoria, poderá se aposentar junto ao Regime Próprio, em virtude do cargo público que possui e, também junto ao Regime Geral, em virtude da atuação em escola privada.

Deste modo, como o cargo de Maria é acumulável, ela poderá receber as duas aposentadorias no futuro.

Importante ressaltar que, se Maria tivesse uma terceira atuação, como por exemplo, em uma escola estadual, poderia solicitar uma terceira aposentadoria, desde que, preenchido os requisitos necessários.

Interessante não é mesmo?

Deste modo, se você é servidor público e seu cargo é acumulável, mas tem dúvidas em relação às possibilidades de aposentadoria, principalmente se tem direito há duas aposentadorias, sugerimos que realize o Planejamento Previdenciário.

Como funciona o Planejamento Previdenciário?

No Planejamento Previdenciário você terá a análise de todo o seu tempo de contribuição justamente para verificar se todo o período e os recolhimentos previdenciários estão sendo considerados para a sua aposentadoria.

Após, serão verificadas as possibilidades de aposentadoria e, através de cálculos, você poderá verificar qual aposentadoria será mais vantajosa, quando atingirá os requisitos e qual será o valor do seu benefício no futuro.

E para te ajudar a compreender melhor a Aposentadoria do Servidor Público, montamos o  Guia Prático: Como funciona a Aposentadoria do Servidor Público? 

O Guia pode ser baixado gratuitamente, preenchendo o formulário abaixo, para lhe auxiliar na conquista da tão sonhada aposentadoriaBaixe Agora!

    Somos especializados em Direito Previdenciário

    Tire suas dúvidas com a gente e garanta uma aposentadoria justa para você.

    Você é Contribuinte Individual?
    Como comprovar a união estável para receber a pensão por morte?

    Quer saber mais sobre o seu direito previdenciário?

    Últimas publicações

    Leia também